O impacto da Covid-19 nas telecomunicações

A pandemia do coronavírus continua a desencadear uma demanda e adoção sem precedentes de ferramentas de tecnologia e telecomunicações, incluindo soluções inovadoras. Algumas delas já existiam, mas de março para cá tiveram uma curva de adoção exponencial. Já outras surgiram com a pandemia, justamente por atender duas grandes necessidades dos seres humanos: a interação social e a mobilidade.

Festa de aniversário via Zoom.
Foto: Rosa Ferro

O primeiro exemplo com certeza já é conhecido por muitos de nós. A plataforma Zoom está sendo usada para reuniões de trabalho, aulas, atendimento médico e psicológico, transmissão de lives e até de festas. Os dados de downloads em aplicativos chegaram a quase 27 milhões de vezes em março, contra apenas 2,1 milhões de vezes em janeiro deste ano. Um crescimento gigante, não é? 

Da mesma forma o Skype, da Microsoft, teve 59 milhões de usuários ativos diariamente em seus aplicativos para iOS e Android em março deste ano, que aumentou a capacidade de suas equipes em 60 vezes no período de sete semanas. O Meet, plataforma do Google, abriu seus serviços gratuitamente para usuários do GSuits no início da pandemia e agora ampliou para todos os usuários do Gmail. A intenção é concorrer diretamente com o crescimento exponencial da Zoom e fazer frente a preferência do Skype.

Outra inovação que vem no escopo de interação social é o aplicativo Houseparty, que permite aos usuários participarem de vários jogos com vídeos ao vivo e bate-papo. Com 10 milhões de downloads apenas no Android, a Vogue americana chegou a classificá-lo de “o aplicativo de quarentena que você precisa baixar imediatamente”. 

Diante da aceleração dessa necessidade, o Facebook (sempre ele) não poderia ficar para trás e anunciou, há duas semanas, o lançamento do Messenger Room, um serviço a mais, onde os usuários da rede social poderão criar uma sala de bate-papo por vídeo na plataforma e convidar até 50 pessoas para participar de uma chamada – mesmo que não tenham uma conta no Facebook. Não havendo limites de tempo para as chamadas. O Messenger Room foi lançado dia 14 de maio no Canadá, Estados Unidos e México e estará disponível para o restante do mundo nos próximos dias, segundo Mark Zuckerberg. O novo serviço irá fazer frente ao Zoom que dá 40 minutos de vídeo chamadas gratuita e as outras plataformas que originalmente são pagas, é para ficarmos de olho que este setor vai inovar de novo muito rapidamente.

https://www.facebook.com/zuck/videos/10111913822635731/

 

O crescimento das telecomunicações e a infraestrutura tecnológica

A infraestrutura e expansão da rede é um ponto que todos devemos estar atentos. Os números nos dão uma noção de como há uma exigência e demanda de ampliação de tecnologia. Globalmente, o tráfego na internet está entre 25% e 30% maior, segundo estudo divulgado pela plataforma de desenvolvimento The New Satck, em abril deste ano. Geralmente, o uso da Internet em um mês típico é de 3%, no último mês foi de 30%!

Este crescimento repentino já causou problemas em lugares como Singapura, onde ocorreu uma interrupção de serviços de internet por um dia, no segundo maior provedor do país. A frustração dos usuários foi generalizada e o provedor decidiu oferecer aos consumidores afetados um desconto de 20%.

Na realidade brasileira, a desigualdade é um componente a mais também neste processo. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2017, mais de um terço (39%) dos domicílios brasileiros ainda não tem nenhuma forma de acesso à internet. São cerca de 27 milhões de residências desconectadas, enquanto outras 42,1 milhões acessam a rede via banda larga ou dispositivos móveis, que muitas vezes não sustentam uma conexão das plataformas que citamos. 

Devido a pandemia do coronavírus, este mercado foi acelerado de forma inesperada, logo existem grandes oportunidades no setor de infraestrutura também. Hoje ficar sem internet é como se você ficasse isolado do mundo, e agora há um componente emocional a mais e essa sensação só aumenta.

 

Rolar para cima