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Desde o início da pandemia da COVID-19, os temas sobre autocuidado, saúde e bem-estar estão em alta. As pessoas passaram a se preocupar mais com cuidados e adotaram períodos de relaxamento para sair da rotina do isolamento. Esse novo comportamento do consumidor foi favorável para o crescimento do consumo de produtos faciais. Uma maneira mais leve e acessível de combinar conforto e cuidado em um só momento. Segundo o Google, a pesquisa pelo termo “skincare” cresceu 100% em julho de 2020.
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De acordo com a pesquisa de mercado do Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Só em 2019, antes de todo o boom da pandemia, o esse mercado atingiu a marca de U $29 bilhões no país. Um outro ponto que precisa ser observado é que o Brasil se destaca em lançamentos, sendo o terceiro em produtos lançados no mercado global, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Nesse contexto, as marcas têm desenvolvido produtos com o objetivo de serem acessíveis, com uma rotina rápida de uso, seguras para todos os tipos de pele e, claro, que entreguem resultados em um curto espaço de tempo.
Pelo mundo
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TULA, foto por @chi.efobi
Um primeiro exemplo é a marca de cosméticos nativa digital dos Estados Unidos, Tula Skincare, que está apostando na diversidade dos consumidores. Por isso, em abril deste ano, lançou a campanha #EmbraceYourSkin para promover a inclusão do tom de pele, positividade do corpo, beleza natural e eterna.
Já a tradicional Vaseline, da gigante Unilever, decidiu ir além e lançou, no final do ano passado, a campanha “Equitable Skin for All”. A ação promove a igualdade em cuidados com a pele através de uma plataforma que tanto educa profissionais para lidar melhor com peles latinas e negras, como também conecta consumidores a esses médicos que possam a entender melhor suas necessidades específicas.
Aqui no Brasil
Um case de inovação interessante por aqui é da Sallve, que é uma marca nativa digital. O grande diferencial da empresa é a co-criação com seus consumidores, o que é fantástico especialmente se considerarmos a diversidade brasileira. Além disso, ela também tem a proposta de ser um espaço para troca de informações, onde é possível compartilhar experiências, desejos e ser um local para testes e opiniões sobre os produtos.
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Produtos Sallve
Na mesma linha, um outro exemplo é Creamy, marca brasileira que levanta a bandeira da democratização dos cuidados com a pele, e trabalha com valores realmente acessíveis, com rotinas sem muitos produtos. Já PinkPerfect aposta em uma máscara de argila rosa, e promete resultados incríveis com aplicações de 10 minutinhos por dia.
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Para além do skincare, todas essas marcas trabalham o objetivo de tornar esses momentos de cuidado acessíveis para todos, abordam questões de gênero, raça, tipos de pele e os ideais de beleza inalcançáveis. Prezam por criar espaços seguros e leves para quem desejar participar.