Skip to main content

O Café em Alta: Do Grão à Experiência!

By 21 de fevereiro de 2025Blog

Se tem uma coisa que não pode faltar no dia a dia do brasileiro, é o cafezinho, e tem ganhado um status de luxo. Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), cada habitante do Brasil consome, em média, 1.430 xícaras por ano – o equivalente a quatro por dia! Tem o da manhã para despertar, o do pós-almoço para dar aquela energia, o da tarde para acompanhar uma boa conversa e, claro, o da noite para os corajosos que não se preocupam com o sono. 

Veja também:

Foto: Henrique Vieira | Imagem retirada do site da Fenicafé

Mas o café vai muito além da xícara: ele movimenta cultura, economia e inovação. Um dos grandes eventos do setor é a Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura. É um verdadeiro ponto de encontro para produtores, estudantes, pesquisadores, indústrias e apaixonados pelo grão. A feira é conhecida por difundir novas tecnologias e promover debates sobre sustentabilidade, mecanização e gestão agrícola, ajudando a elevar a produtividade e a qualidade do café brasileiro.

Além disso, o Brasil, com suas vastas plantações e regiões produtoras renomadas, é um dos gigantes da cafeicultura mundial. Para quem quer mergulhar nesse universo, há experiências incríveis. Muitas fazendas oferecem visitas guiadas, onde é possível acompanhar a colheita, entender o processo de torrefação e degustar diferentes tipos de grãos.

Se você quer vivenciar isso de perto, a Fazenda Campo Místico, por exemplo, proporciona uma experiência imersiva no mundo dos cafés especiais. Lá, os visitantes acompanham desde o plantio até a torra e a extração do café em diversos métodos. A caminhada pela lavoura inclui paradas estratégicas para explicar cada etapa da produção.

_22A0719.JPG

Retirada do site Campo Místico

Outra opção é a Fazenda Santa Serra, em Serra Negra, São Paulo. O tour por lá inclui a escolha dos grãos, os processos de secagem, torrefação e moagem. E, claro, no final, uma degustação dos cafés especiais produzidos na fazenda.

Já a Fazenda do Paraízo, no Rio de Janeiro, é considerada a “joia do Vale”. Com um cenário histórico, ela oferece visitas guiadas para conhecer os cafezais, entender a secagem e a torra dos grãos e, claro, provar um café de origem direto da fonte.

Um ponto importante, é que o Nordeste está entrando nessa rota do café, e tem uma expectativa de tornar um destino para os amante dessas experiências, com fazendas centenárias que estão trabalhando de forma sustentável. e trazendo experiências incríveis, como o Sítio São Luis no Ceará  ou ainda Café Jaçanã no Rio Grande do Norte.

Imagem retirada do site da Moka Clube

Um outro movimento que a gente vê, principalmente impulsionado pela dos consumidores com paladares exigentes, são os clubes de café que entregam cafés especiais todos os meses na suas casa como Moka clube e Clube Café.

O café é mais do que um hábito, é cultura, história e experiência. Seja na xícara do dia a dia ou em uma imersão nas fazendas, o Brasil tem um mundo de possibilidades para os amantes dessa bebida.

Para os amantes de café que adoram explorar novas sabores, também temos exemplos locais, que entregam mais do que uma simples xícara de espresso – elas oferecem experiências autênticas e cheias de charme!

 

A Le Brulé Café foi uma das pioneiras em trazer o café para um  ambiente sofisticado e aconchegante, perfeito para quem busca um momento especial. Além de uma seleção de cafés, o cardápio conta com sobremesas gourmet que elevam a experiência.

Imagem retirada do instagram da Lé Brulé

Já a RDV Roasters é uma torrefação, cafeteria e também uma escola de café e consultoria, que fica em Cruz das Almas. Então para quem busca uma experiência sensorial diferente ligada ao café harmonizado com um cardápio, lá é um lugar diferenciado. Também eles sempre estão abrindo curso para baristas. 

Imagem retirada do instagram da RDV Roasters

E por fim, a Próspero que traz o café como um momento de respiro. E das suas especialidades são receitas de capuccino exclusivas, conhecidas como Mimo, Chamego, Afago e Carinho, ou seja, uma receita com café criada com muita amorosidade, pensando em um momento de pausa e indulgência. Além de ter o seu próprio café, 100% arábica, direto das fazendas de Minas Gerais. 

Imagem retirada do instagram da Próspero

Do grão à xícara, há um universo de possibilidades que envolvem tradição, inovação e sensibilidade. Seja no aconchego de uma cafeteria charmosa, na imersão de uma fazenda histórica ou na troca de conhecimentos em eventos do setor, o café conecta pessoas e desperta sentidos.