Plataformas de redes sociais anunciam inovações para 2021

Hoje em dia é muito raro encontrar alguém que não tenha nenhuma rede social. Mesmo que a pessoa não faça questão das tradicionais, como Instagram ou Facebook, em algum momento vai se render aos aplicativos de mensagens instantâneas como Whatsapp ou Telegram. E é pensando nesse público que essas plataformas estão lançando algumas inovações pelo mundo afora. 

Instagram Lite

Começando com a plataforma queridinha de muitos brasileiros: o Instagram. No início do mês, o Facebook, que é o dono do app, lançou em 170 países, incluindo Índia, Tailândia e Indonésia, o Instagram Lite, uma versão menor da ferramenta que tem como foco os mercados emergentes. O aplicativo precisa apenas de 2 megabytes para baixar, bem menor que a versão completa que é de 30 megabytes e está disponível apenas para usuários do Android. Além disso, essa versão só disponibiliza vídeos e mensagens, não carregando o Instagram Shopping ou recursos como Reels e filtros de Realidade Aumentada. Outra novidade é que não tem publicidade. Em abril deste ano, a ferramenta ficou disponível no Brasil.

Veja também: A economia da atenção suas inovações e preocupações

Uma outra inovação vem lá do Clubhouse, o aplicativo de bate-papo por voz anunciou que está com inscrições abertas para o primeiro programa de aceleração de criadores de conteúdo da plataforma. O Clubhouse Creator First ajudará os criadores da plataforma a construir seu público, conectar-se com marcas e, talvez o mais importante, monetizar seus programas. Além disso, o app também está adicionando alguns recursos de produto que os usuários têm solicitado, incluindo compartilhamento de links e filtragem de idioma. 

TikTok aposta na indústria musical

A rede social voltada para um público mais jovem lançou, agora em março, recursos que visam prevenir o bullying na plataforma. A ferramenta agora permite que os criadores controlem quais comentários podem ser postados em seu próprio conteúdo, antes que eles sejam de fato publicados. A outra novidade é que o usuário vai ter a chance de avaliar se realmente quer mandar aquela mensagem, ou seja, antes de publicar o comentário, abrirá uma caixa que solicitará ao usuário que reconsidere a postagem de um comentário que possa ser impróprio ou cruel.

O TikTok também anunciou que está lançando para o Reino Unido um Hub de Música. A plataforma, que já é conhecida por lançar hits que rapidamente se tornam virais, incluirá canções populares, tendências, vídeos, listas de reprodução e artistas que estão fazendo sucesso no TikTok. A ferramenta será atualizada semanalmente com campanhas de artistas, novos participantes, desafios de hashtag e TikTok LIVEs – abrangendo talentos musicais emergentes e estabelecidos. O hub será até interativo para que os usuários possam votar em suas faixas favoritas todas as semanas. Uma oportunidade grande para o mercado da música.

Veja também: Privacidade dos dados e autocuidado tecnológico

 

Inovação do Facebook - Foto: The Guardian
Inovação do Facebook – Foto: The Guardian

E a inovação mais disruptiva anunciada este mês veio de Mark Zuckerberg, quando anunciou que o  Facebook está trabalhando em um projeto experimental que utiliza realidade virtual e realidade aumentada para promover a socialização em um espaço virtual.  O projeto ainda está em desenvolvimento e deve demorar pelo menos 10 anos para ficar pronto.

Será que realmente teremos uma espécie de teletransporte nos próximos tempos?

 

Material produzido com informações da newsletter do We Are Social

Rolar para cima